Castelo de Chapultepec

O Castelo de Chapultepec é um lindo palácio construído em uma das partes mais elevadas da Cidade do México, a colina de Chapultepec.


Esta é uma área, aliás, que merece uma visita sem pressa, pois tem muitas atrações importantes e lindas paisagens.

Vista do Castelo para a Av. Paseo de La Reforma, com o Monumento aos Cadetes em primeiro plano e El Ángel de la Independencia ao fundo.

O Castelo de Chapultepec fica no bosque que leva o mesmo nome, uma enorme área verde quase no centro da Cidade do México.


O bosque, além de um lindo passeio entre a vegetação e seu belo lago, ainda possui um zoológico e um dos mais famosos museus do México, o Museu de Antropologia.


Começamos nosso dia pelo Museu de Antropologia. Fomos de carro, bem perto da entrada do museu existe um estacionamento. Bom, é museu incrível e merece um post só dele, por isso os detalhes da visita ficam pra depois.

Saímos dali e atravessamos a Avenida Paseo de La Reforma e continuamos pelo parque até o pé da colina de Chapultepec.


Começo da subida até o Castelo.

No topo da colina foi construído o palácio, no mesmo lugar em que viveram os últimos imperadores astecas e posteriormente os vice-reis espanhóis. Foi Colégio Militar após a independência do México, também foi residência de governadores mexicanos e, com a tomada pelas tropas francesas, do Imperador Maximiliano, até a restauração da República em 1867.

Atualmente funciona como museu, exibindo diversos artigos sobre a história do México.


É uma bela subida até o topo onde está o Castelo. Não é íngreme, porém não dá pra dizer que não cansa...hehehe. Mas o caminho é muito bonito e a vista da cidade que vai se revelando à medida em que subimos, compensa o cansaço.

Se você estiver querendo evitar a fadiga, existe um trenzinho que leva da base até o topo da colina. É pago, mas é bem baratinho (aqui quero abrir um parêntese para me desculpar por não trazer as informações atualizadas e precisas sobre os preços das atrações... acabei perdendo o arquivo do celular em que anotei todos os valores de ingressos e estacionamentos e na minha memória restou apenas os preços do primeiro dia, quando fomos às pirâmides...mas posso dizer com segurança que  nada é muito caro e os valores de entradas de museus e estacionamentos foram todos parecidos, quase padronizados, a exemplo do passeio a Teotihuacan, em que tanto o ingresso quanto o estacionamento custaram a mesma coisa, 56 pesos).


A visita ao Castelo é muito legal e vale a pena. As salas em que estão expostos os objetos são encantadoras, porém o que rouba a atenção mesmo é a linda vista do bosque com a Cidade do México ao fundo.














Coloque no seu roteiro: Chapultepec, um passeio pelo bosque e a subida ao castelo. Você não vai se arrepender!

Um comentário: