A tarde do segundo dia



Continuando nossa exploração por Washington, fomos conhecer o famoso cemitério militar de Arlington. Do outro lado do rio Potomac, está esse enorme terreno, em que milhares de veteranos de guerra estão sepultados. Os EUA tem verdadeira adoração por guerras, isso se percebe facilmente em qualquer visita a suas principais cidades. E quando se visita mais de uma delas, logo se vê esse fascínio pelas guerras que o país travou. Em quase todas as cidades que visitei há memoriais de guerra, cemitérios militares, monumentos, tudo sempre exaltando, é claro, a grandeza do exército americano.



O cemitério de Arlington é realmente fascinante. É meio chocante olhar aquele monte de lápides, uma ao lado da outra, todos mortos nas guerras. Para os americanos é símbolo de honra, bravura, são seus heróis. Pra mim é um sentimento de "quanta vida desperdiçada", essas guerras não deveriam ter existido, na minha modesta opinião, o homem já deveria poder resolver seus conflitos com diálogo e diplomacia.




Um dos pontos mais procurados no cemitério é o túmulo dos Kennedy. Neste local estão enterrados John Kennedy, Jacqueline Onassis e há mais duas lápides menores, uma diz "Patrick Kennedy", que viveu apenas dois dias, e a outra diz apenas "daughter". Junto a estas lápides há uma chama permanentemente acesa.


Do cemitério também se tem uma das vistas mais bonitas do Lincoln Memorial: 



E é pra lá que fomos após.

Nenhum comentário:

Postar um comentário