Teotihuacan

O primeiro dia no México foi surreal.

De cara já fomos a um dos passeios mais incríveis que se pode fazer por lá: conhecer o sítio arqueológico de Teotihuacan, declarado patrimônio mundial pela UNESCO. 

Pirâmide da Lua
Teotihuacan é uma cidade pré-hispânica que fica a aproximadamente 40 km da Cidade do México. 

Nós fomos de carro e levamos pouco mais de 40 min até lá. No caminho, a periferia da Cidade do México me espantou. É enorme e como qualquer metrópole desse tamanho, tem muita pobreza.

Caminho para Teotihuacan
Chegando lá, existem vários pontos de estacionamento. Nós escolhemos fazer o contorno até a parte de trás da cidade, estacionando bem perto da lateral da Pirâmide do Sol. 

Basicamente a cidade possui uma avenida principal chamada de Calzada de Los Muertos, com a Pirâmide da Lua em uma das extremidades e a pirâmide do Sol ao centro. Na outra extremidade fica a Ciudadela e o Templo de Quetzalcoatl.


O lugar é incrível, é lindo, é inexplicável.


A primeira coisa que fizemos foi subir na imponente Pirâmide do Sol. Ela tem 65 metros de altura e é a terceira maior pirâmide do mundo!


A subida é puxada. É bom ir devagar e com calma, pois não estamos acostumados com a altitude da Cidade do México (pelo menos não eu, que moro a 10 metros acima do mar...) e organismo sente. O clima seco é outro empecilho, há que se manter sempre hidratado. E o sol é muito forte, portanto, não se descuide com a pele.


Se você não se animar a ir até o topo, suba pelo menos um pouco e já vai ter uma ideia da vista.



A pirâmide tem 248 degraus e na maior parte tem corrimões improvisados pra você se apoiar na subida. A pior parte é o último lance, onde os degraus são bem íngremes. 

Quando acaba a escada, você ainda não está no topo. É preciso ainda subir em uma parte que não tem degrau, uma pequena escalada, como subir uma lomba.

Vista do topo da Pirâmide do Sol. Calzada de Los Muertos e Pirâmide da Lua à direita.
Bem no topo da pirâmide do sol, se você procurar, verá um ponto de metal que é considerado um ponto de energização. Dizem que quem coloca o dedo ali, sai renovado pela energia dos Deuses. Na dúvida, eu coloquei! :-)


A visão lá de cima é linda, acho que vale a pena subir, é uma oportunidade incrível. Porém, aconselho que subam com calma, não sejam afoitos como eu, que nem senti nada e fui subindo tranquilamente, como se estivesse nas escadas do meu prédio, e no dia seguinte, minhas pernas doíam como se eu tivesse feito leg press com 400kg!

Muito amadorismo da minha parte! Fui subindo rápido, não estava sentindo nada, nem achei que estava forçando muito a musculatura. Mas por mais que possa não parecer, é um passeio muito cansativo. Quando fomos embora eu estava esgotada, a caminhada, a subida, o clima, tudo isso pesa e o organismo sente. Eu não sou sedentária, mas mesmo assim foi bem cansativo pra mim! Então, faça esse passeio com calma e sem pressa.


Para quem estiver disposto, tem bastante escada pra subir em Teotihuacan.

Além disso a zona arqueológica ainda conta com o Jardim Botânico e Museo de Sitio Teotihuacan.



Você pode passar o tempo que quiser em Teotihuacan, pode ficar 1h, uma manhã ou tarde ou mesmo passar o dia por lá. O dia inteiro não considero a melhor opção, pois além da alimentação ser bem limitada, acho cansativo demais. Você pode fazer tour guiado e caminhar por todas as ruínas. Mas se não quiser se aprofundar tanto, pode fazer uma visita curta, sem guia, gastar uma hora ou duas por lá e mesmo assim valerá a pena. Considerando que a ida e a volta demoram, meio difícil fazer esse programa sem reservar ao menos três ou quatro horas. Ir logo cedo pela manhã é uma boa opção, vai ter menos movimento e o sol vai ser mais ameno.

Muita gente fala do incômodo dos vendedores ambulantes por lá, mas no dia que eu fui havia uns poucos perto da Pirâmide do Sol, apenas. No estacionamento havia várias tendas de artesanato com muitos produtos típicos.

Calzada de Los Muertos
Ninguém sabe ao certo como essa cidade terminou, mas com certeza deixou um material riquíssimo e cheio de história. Teotihuacan possui também uma sala no Museo Nacional de Antropologia, outra atração maravilhosa da Cidade do México.

Pirâmide do Sol


A entrada custou 56 pesos por pessoa e o estacionamento mais 56 pesos.


4 comentários:

  1. Que lugar impressionante! A enormidade desses 'trecos'?!
    E que dia bonito hein?! O céu tá tão azul, que parece montagem, hehehe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tava um dia maravilhoso, mesmo, o tempo super colaborou! E o cenário é muito incrível, foi muito mais do que eu esperava, valeu muito a pena o passeio! :-)

      Excluir
  2. Que lugar mais lindo, adorei!
    Deve valer muito à pena conhecer...
    Bjs! Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Que bom que tu gostou! É muito bonito mesmo, o México é cheio de belezas! Bjs!

      Excluir