Arriba, México!

Nesse verão, resolvi fazer algo diferente...


...conhecer o México e sem planejar nada!



Nunca pensei que visitaria o México. Porém, a profissão levou um amigo muito próximo para lá, então há algum tempo começamos a pensar nessa visita.

Para quem está pensando em fazer o mesmo, tenho duas coisas a dizer:

1. Vá! Vale muito a pena!
2. Guarde o máximo de dias que puder. Ao menos uns cinco para a capital e cinco para o litoral seria ótimo.

Eu resolvi fazer uma experiência, não planejei praticamente nada. Como ficaríamos na casa do nosso amigo na Cidade do México, deixei o barco correr e segui as indicações que ele foi nos dando. Foi algo difícil pra mim, que gosto de pesquisar muito, montar roteiros detalhados e ter todas as informações sobre o destino antes de embarcar no avião. Então dessa vez não poderei indicar muitos detalhes sobre trajetos, meios de transporte e como se virar com câmbio, comunicação e outras coisas importantes para os viajantes, já que fomos muito mimados por lá e não nos preocupamos com nada disso! Ele fez nosso roteiro, providenciou transporte e trocou nosso dinheiro....hehehe. Mas poderei dar muitas dicas sobre os lugares lindos que conheci!


Fomos para a Cidade do México pela Copa, via Panamá. Foi uma grata surpresa! Vôos confortáveis e pontuais, malas chegando intactas, tripulação simpática, foi tudo ótimo! Foram sete horas de Porto Alegre à Cidade do Panamá e pouco mais de três de lá até a capital mexicana. Não havia entretenimento individual em nenhuma das aeronaves que pegamos, porém havia telas espalhadas no avião que passaram várias séries e filmes atuais. Na ida, assisti a Argo no avião, recém estava chegando nos cinemas no Brasil. As refeições foram surpreendentemente boas também. Nosso vôo foi diurno e naquele dia todas as minhas refeições foram por conta da Copa Airlines....hehehe.



Ao chegar no México, fiquei muito surpresa com a fiscalização. Na imigração me fizeram mais perguntas que todas as vezes que entrei nos EUA juntas! Eu tinha uma imagem diferente, sempre me diziam que quem chegava com visto americano, passava com tranquilidade, eu esperava passar praticamente reto pela imigração. Depois, muita espera para pegar as malas, pois havia inspeção com cães farejadores em todas as malas. Nós conseguíamos ver através de um vidro, os cães iam e voltavam, passeando em cima das malas, cheirando várias vezes cada uma delas.

Então, foi um processo que levou mais de uma hora desde que descemos do avião até sair pelo desembarque internacional.

Ao encontrar nosso amigo, os dois conselhos básicos que ele nos deu:

- Em primeiro lugar, não tomar água que não seja engarrafada e mineral. O sistema de tratamento de água no México não é muito bom e muitas pessoas passam mal ao beber água da torneira. É o que eles chamam de "a vingança de Montezuma" (Montezuma foi um importante governante asteca, cuja morte é controversa, porém muitos historiadores acreditam que ele teria sido morto por seus súditos, acusado de ter entregado o império aos espanhóis; outra versão é de que morreu na disputa com o conquistador Hernán Cortés pelo domínio do território). Então, dependendo do lugar que você estiver comendo é bom até evitar o gelo e tomar sempre água mineral.


- Outro conselho importante é tomar cuidado com táxis de rua. A recomendação é nunca pegar. Se precisar de um táxi, é melhor pedir ao hotel ou em algum estabelecimento que chame. Há muitos casos de sequestro em taxis de rua na Cidade do México, pois não é preciso uma licença especial para ser taxista, então muitos bandidos se aproveitam disso para cometer seus crimes.

E, por fim, outro aviso importante sobre a Cidade do México é cuidar os efeitos da altitude e do clima seco. A capital fica a 2.400 metros e quem vive ao nível do mar ou em cidades baixas pode sentir mais cansaço e respiração ofegante. Por causa da baixa umidade do ar, é comum sentir muita sede, o nariz sangrar e os lábios racharem. Então esteja munido de muito hidratante (especialmente labial), garrafas de água para estar sempre hidratado e se o nariz sofrer, um soro fisiológico ajuda muito a amenizar os efeitos. A quem mora na Cidade do México é recomendado sempre que possível visitar o litoral, para pegar um clima um pouco mais úmido.


E assim começou a nossa expedição pelo México! Uma viagem incrível e surpreendente, que vou lembrar pra sempre.

2 comentários:

  1. MUito legal o post, fiquei curiso com o resto da viagem, esse voo da Copa é aquele que para 24h no Panama ou só fez uma escala?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Atsu! O vôo que eu peguei fez só uma conexão de uma hora no Panamá. Lá trocamos de aeronave e seguimos pro México. Mas foi proposital, eu queria o vôo com menos tempo de conexão quando comprei, mas acho que vale muito a pena tentar uma conexão maior para conhecer um pouco do Panamá.

      Excluir