Museus

Uma coisa muito importante pra mim aconteceu nessa viagem: descobri que gosto de museus!

Eu sempre tinha uma idéia de museu como uma coisa chata, entediante, cheia de objetos de arte que eu não entendo. Por isso não tinha muita curiosidade em relação a eles. Contudo, diante da fama dos museus de NY, os coloquei em meu roteiro. Assim como os musicais, mais uma coisa que não estava muito nos meus interesses, mas que merecia uma visita, ao menos pra "cumprir tabela", e que no final, acabou sendo uma grata surpresa pra mim. Visitei três museus e acabei gostando mais daquele que achei que iria gostar menos e gostando menos daquele que pensava que iria gostar mais...hehehe

Em primeiro lugar, vou falar do American Museum of Natural History.

Esse museu é fascinante. Ele mostra a evolução, contendo exibições relacionadas a astronomia, biologia e antropologia. Possui em exposição meteoritos, rochas, e o que mais chama a atenção de todos, fósseis de dinossauros. Há um planetário dentro e um cinema IMAX, os quais, infelizmente não visitei por falta de tempo, mas que imagino sejam muito interessantes. Há uma ala com réplicas dos animais e de seus habitats naturais que é linda. É um programa pra um dia inteiro, no mínimo. São tantas informações, eu ficava boquiaberta, querendo ver tudo. Chegar lá é muito fácil, pegando as linhas B ou C do metrô, se desce em uma estação que fica exatamente em baixo do museu, é como descer praticamente dentro dele. O preço de entrada é sugerido, o que significa que se pode doar qualquer valor. 


O segundo museu sobre o qual vou falar é o Metropolitan Museum of Art. Esse era o que eu achava que não iria gostar muito e acabou sendo meu preferido! Nossa, é difícil descrever tudo que tem lá dentro. Ele traz a arte do mundo inteiro, ao logo da história. É impressionante o cuidado e a conservação das peças, é tudo muito lindo. Ok, é um pouco questionável o fato de haver pedaços de paredes pintadas no egito, esfinges, múmias e outras coisas mais, que não deveriam exatamente estar em Nova York, e sim em seus locais de origem, mas é impossível não se encantar com tudo que está no museu. As fotos falam por si sós:


A vista do terraço do MET é uma das mais belas da cidade:

A entrada nesse museu também tem preço sugerido, então não há qualquer problema em doar, por exemplo, um dólar. É, também, um programa para um dia inteiro, para que se possa aproveitar tudo que ele oferece.

O terceiro museu que conheci é o Madame Tussauds. Como todos devem saber, é outra proposta, é um museu de cera, com réplicas de personalidades, políticos, celebridades em geral. Esse era o que estava mais ansiosa pra ver e o que, por fim, acabou sendo o que mais me decepcionou. Tá, é bem legal, se você gosta bastante de celebridades e tal, mas eu esperava muito mais. Eu ouvia falar que os bonecos eram muito reais, que eram impressionantes, te faziam até duvidar quem era gente e quem era boneco. A verdade é que por pouquíssimas vezes tive essa impressão. Tem todo um jogo de luzes que quer te induzir a acreditar que são pessoas de verdade, mas a maioria dos bonecos dá pra perceber muito bem que são bonecos mesmo. Sei lá, tem um brilho estranho, alguns pedaços muito artificiais. Alguns bonecos são, realmente muito perfeitos, mas outros não, muda muito dependendo da pessoa. 
Temos a presença de dois brasileiros no museu de NY: o Pelé, acima, e o Airton Senna.

É um passeio legal, achei que valeu a pena ter ido, mas é menos do que eu esperava. Além disso, o valor da entrada é o mais alto dos museus: U$ 35,00 quando eu fui. Se você for comparar o que cada museu oferece, então, aí sim esse aí fica em último na preferência. Não é muito grande também, em questão de uma hora ou duas se vê tudo.

Ah, é liberado para tirar fotografias lá dentro, com exceção de alguns bonecos, que exigem o pagamento de um valor extra para tirar fotos ao lado. Quando eu fui, esse era o caso de Barack Obama e Michael Jackson.

Os museus de NY foram mais uma grata surpresa pra mim nessa viagem. Assim como os musicais, não tinha grandes expectativas e acabei me apaixonando. Adorei muito as visitas que fiz e lamento por não ter tido tempo de visitar mais museus. Bom, mais um item pra minha lista de coisas a fazer em uma segunda ida a essa cidade incrível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário