É realmente necessário estar conectado o tempo todo?

Essa foi a reflexão que me propus a fazer na minha última viagem aos EUA. Será que precisamos mesmo comprar um chip de operadora local ou pacotes de roaming no nosso celular para não ficarmos desconectados um minuto sequer durante uma viagem? Minha resposta é não!

Veja bem, existem casos específicos (que não tem nada a ver com o que eu vou tratar aqui) em que não se discute a necessidade de ter internet no celular 24h por dia. Se você tem assuntos de trabalho a tratar, mesmo estando em férias, de você tem crianças pequenas ou alguma questão que ficou no Brasil que precise que você esteja sempre em contato com familiares, obviamente esse post não trata do seu caso.

Eu sempre tratei de providenciar internet e ligações para o Brasil em todas as minhas viagens. Porém, desta vez, como a viagem não teve muito tempo de planejamento, as circunstâncias me fizeram viajar sem essa precaução. Primeiro, porque eu ia experimentar o Sim Card de uma empresa e ela não me agradou muito no seu tratamento com o cliente e acabei desistindo. Depois, a outra empresa que eu já tinha testado antes, não sei porque, não respondeu aos meus contatos. Então resolvi: por que não ficar só na base do wi-fi? Embarquei com esse plano, caso eu verificasse durante a viagem que a conectividade estava fazendo falta, eu compraria um chip lá mesmo e pronto.

A experiência foi ótima. Veja bem, eu fui para Nova Iorque, Orlando e Miami. Leve isso em consideração na hora de ler esse post. Em NY, super tranquilo, não fez nenhuma falta! Em todo lugar há uma Starbucks, quando eu precisava, era só procurar uma, parar em frente e me conectar. Sem nenhuma dificuldade. E tem inúmeros outros estabelecimentos que oferecem wi-fi, então foram poucos os momentos em que eu realmente não tive acesso à internet. Tinha wi-fi onde me hospedei também, então trabalhos mais pesados como falar com a família pelo Skype, fazer uploads e pesquisas mais demoradas eu fazia à noite ou de manhã cedo antes de sair. Maravilha!

Em Orlando posso dizer que senti um pouquinho mais de dificuldade... não tem Starbucks em qualquer esquina...hehehehe. Dentro dos parques tem internet grátis, então dá pra usar aplicativos, postar no instagram e falar com a galera no whatsapp. Devo dizer que a internet nos parques nem sempre foi uma maravilha...em alguns momentos ela era lenta ou não pegava bem, mas de um modo geral não me causou nenhum problema. Em shoppings, lojas, outlets, nem sempre tinha wi-fi, mas sejamos realistas, quem tem tempo pra internet quando se está praticando o esporte favorito (comprar, no caso)?

Mas o melhor de tudo foi a desintoxicação que usar seu celular como um iPod, apenas no wi-fi, causa. Quando a gente não se preocupa em ficar postando fotos e pode olhar um pouquinho mais pras paisagens que estão na nossa frente. Quando a gente não fica desesperado pra contar pra alguém no whatsapp o que está fazendo e entende que pode marcar um café com os amigos depois e contar da viagem. Quando a gente esquece os feeds do Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Pinterest, e-mails e tudo mais que toma tanto tempo do nosso dia e vê que de repente sobra um tempão pra viver! Quando a gente pode realmente fazer um programa, conversar com uma pessoa, sem mil notificações apitando no telefone constantemente! Isso sim eu chamo de férias!


Quanto à parte prática, nenhum problema, GPS no carro em Orlando faz com que você não precise de internet pra usar aplicativos como Waze no celular. Se estiver hospedado em local com wi-fi, como quase todos os hotéis, casas e apartamentos, pode fazer o que precisar antes ou depois dos passeios.

Ou seja, é possível sim viajar sem comprar chip para o celular, nos EUA há muito mais estrutura pra isso do que no Brasil.

Então fique tranquilo e aproveite a paz de estar desconectado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário